Exercícios resolvidos de física

Aqui temos vários exercícios de física resolvidos de vestibulares de todo o país. Estas questões vão ajudá-los a estudar para o vestibular e, fazendo links com outros posts, melhorar a compreensão da teoria estudada.

Acredito que os exercícios devem ser discutidos antes e depois de sua resolução. Discutir a resolução de um exercício é extremamente importante para entender os fundamentos e teorias que ele envolve. É necessário também que, vocês alunos, percebam que entender a resolução de um exercício, discuti-la e procurar outros caminhos no decorrer do processo de aprendizagem, são pontos mais importantes do que acertar a resposta.

É importante que você, além de resolver um exercício com clareza, saiba, onde está tendo dificuldade para que consiga estudar melhor este ponto. Ponto que pode ser desde interpretação de texto até mesmo a memorização das equações.

Fiz um passo a passo de como deve ser uma resolução de exercício de física. É algo que ensino há muitos anos para minhas turmas no cursinho pré-vestibular e tem um resultado impressionante no desenvolvimento das habilidades de resolução de exercícios dos alunos.

Como resolver exercícios de física

 

Você já ouviu falar em lógica de resolução de problemas? E se eu te falar que existe um passo a passo para resolver exercício de física? É isso mesmo, existe uma sequencia lógica para resolver exercícios de física. E isso vai te ajudar muito a aprender física mais rápido, a resolver os exercícios mais complexos de maneira mais rápida.

Se você está com dificuldade em física, cara, você chegou ao lugar certo. Vou te ensinar agora como se resolve qualquer exercício de física.
São oito passos para resolver qualquer exercício de física e esses passos são:

1) Identifique o problema proposto.
2) Identifique os dados fornecidos.
3) Faça um esboço.
4) Identifique o conceito envolvido.
5) Encontre as equações que podem ser utilizadas.
6) Verifique as unidades de medida.
7) Resolva a questão usando os conhecimentos matemáticos.
8) Apresente o resultado.

No começo parece muita coisa, talvez você tenha que fazer uma cola desses passos e olhar isso durante a resolução de muitos exercícios. Mas quando você realmente aprender a usar essa sequencia, e ela se tornar um hábito, você estará em outro nível. Vai conseguir acertar muitos exercícios que antes você estava errando por não seguir uma lógica de resolução de problema.

Treinar essa técnica é muito importante para que se torne um processo natural quando você for resolver uma questão. Quanto mais exercícios você resolver observando essa sequencia lógica mais você vai aprender e fixar o passo a passo. Então é só começar a treinar agora mesmo e mudar sua maneira de encarar os exercícios de física.

Para organizar os exercícios vou utilizar esta página como referência, um índice que será atualizado constantemente com links para os exercícios resolvidos, separados por assunto.

EXCERCÍCIOS RESOLVIDOS DE MECÂNICA

A mecânica clássica é o estudo do movimento das partículas e dos fluidos. Este estudo pode ser dividido, didaticamente, em: cinemática, estática e dinâmica. A cinemática é o estudo descrito dos corpos em movimento, sem se preocupar com as causas destes movimentos.

Conceito de movimento
– Cinemática 
Deslocamento escalar e distância percorrida
Velocidade média
Velocidade média com triângulo pitagórico
Gráficos espaço X tempo – ENEM 2012
Gráfico espaço por tempo do Movimento Uniforme
Gráfico Movimento Uniformemente Variado
– Movimento Circular

Dinâmica

A parte da Física que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam, é a dinâmica. Então, na dinâmica vamos estudar os movimentos dos corpos e suas causas, utilizando também os conceitos de cinemática que já foram estudados.

– Leis de Newton
Segunda lei de Newton
Segunda lei de Newton e MUV
– Leis de Newton – blocos
Blocos, plano inclinado e polias

Hidrostática

A hidrostática é a parte da física que estuda os fluidos em repouso. A palavra hidrostática significa “estática da água”, mas neste ramo da física estudamos os fluidos em geral.

– Hidrostática
– Empuxo

Energia Mecânica

A energia é o agente físico capaz de realizar trabalho. É um dos assuntos mais exigidos nos grandes vestibulares e principalmente no ENEM. As questões abaixo tratam de assuntos relacionados as causas dos movimentos ou alterações nesses movimentos.

– Energia potencial
– Quantidade de movimento
– Impulso
– Conservação de energia
– Conservação de energia mecânica
– Impulso e Quantidade de movimento

Oscilações

Um movimento oscilatório acontece quando o sentido do movimento se alterna periodicamente, mas a trajetória é a mesma para ambos os sentidos.

– Pêndulo simples

EXCERCÍCIOS RESOLVIDOS DE ELETRICIDADE

Eletrostática

A eletrostática é uma área da eletricidade que estuda o comportamento e as propriedades das cargas elétricas que estão, geralmente, em repouso.

– Lei de Coulomb
– Lei de Coulomb 02
Eletrostática

Energia Elétrica

A energia elétrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Como toda Energia, a energia elétrica é a propriedade de um sistema elétrico que permite a realização de trabalho.

– Energia elétrica
Lei de Joule

Corrente Elétrica

A corrente elétrica pode ser entendida como sendo o movimento ordenado dos elétrons. É um assunto bem importante dentro da eletrodinâmica e, por este motivo, dedicamos uma área só para esses exercícios aqui no Efeito Joule.

– Corrente elétrica

Potência Elétrica

Na física, potência pode ser definida como a quantidade de energia liberada em certo intervalo de tempo, ou seja, quanto maior a energia liberada em um menor intervalo de tempo maior será a potência.

– Potência dissipada
– Potência elétrica
Chuveiro elétrico – potência elétrica e quantidade de calor

Circuitos Elétricos

O circuito elétrico é formado por uma ou mais fontes de energia elétrica, fios condutores e algum elemento de circuito como resistores, capacitores e receptores. O circuito elétrico estará completo quando a corrente elétrica, que sai de um dos terminais da fonte de energia, percorre os componentes do circuito e fecha seu percurso no outro pólo da fonte de energia.

Leis de Kirchhoff

Exercícios de eletromagnetismo

A grande transformação do magnetismo foi realizada pelo matemático James Clerk Maxwell que, com suas equações, conseguiu unificar a eletricidade e o magnetismo dando origem ao eletromagnetismo.

– Campo de indução magnética

EXCERCÍCIOS RESOLVIDOS DE ÓPTICA E ONDAS

Óptica

Óptica é a parte da física que estuda as leis relativas a luz e aos fenômenos da visão humana.

– Óptica

Óptica Geométrica

A Óptica Geométrica estuda os fenômenos que são explicados sem se preocupar com a natureza da luz.

– Óptica Geométrica
– Espelho Plano
– Espelhos Esféricos
– Reflexão da luz

Óptica da Visão

Na Física, o estudo do comportamento dos raios luminosos em relação ao globo ocular é conhecido como óptica da visão.

– Defeitos da visão
– Deficiências da visão

Exercícios de Ondulatória

A Ondulatória é a parte da física que estuda as ondas, suas características e os fenômenos ondulatórios. Uma onda é uma perturbação que se propaga. Algo que se movimenta pelo espaço e transmite energia, sem a propagação de matéria.

Ondas

– Ondulatória 01
– Ondulatória 02
– Velocidade de onda
– Ondas
– Frequência de onda

EXCERCÍCIOS RESOLVIDOS DE TERMOLOGIA

Termologia é o ramo da física que estuda o calor e os fenômenos térmicos relacionados.

Termometria

Termometria é a parte da termologia voltada para o estudo da temperatura, dos termômetros e das escalas termométricas.

– Termometria
– Escalas termométricas
– Termômetro de mercúrio

Gases

No século XVIII, Torricelli mediu pela primeira vez a pressão atmosférica e deu uma explicação adequada à natureza desse fenômeno. Assim, teve início o estudo dos gases. O estudo dos gases é o estudo das relações entre as grandezas macroscópicas dos gases, tais como a pressão, a temperatura e o volume de um gás.

– Mudanças de fase
– Gases Perfeitos
– Gases 03
– Gases 04
– Equação geral dos gases

Calorimetria

A calorimetria é um ramo da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor.

– Trocas de eneriga térmica: Calor
– Propagação de Calor
– Calor Latente
Dilatação Linear e Superficial
– Dilatação Térmica
– Dilatação Térmica Linear
– Calorimetria

EXCERCÍCIOS RESOLVIDOS DE GRAVITAÇÃO

Astronomia é a ciência que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Preocupa-se com a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo.

– Leis de Kepler
– Gravitação universal
– Gravitação, Gravidade

Efeito Joule ®  2022
CNPJ: 22.288.851/0001-14