Eletrização por indução

Dois corpos, A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo eletricamente neutro, são colocados próximos um do outro sem haver contato.

As cargas positivas de A atraem as cargas negativas de B. Se aterrarmos o corpo B, as cargas elétricas negativas da terra vão se deslocar para o corpo B. Retirando o condutor que aterra o corpo B e só depois afastar o corpo A. Observamos então que o corpo B ficou negativamente eletrizado.

Este processo é chamado eletrização por indução.




Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail.

23 comentários:
  1. Eletrização por Indução===
    Aproximando um corpo eletrizado de um corpo positivo, as cargas de sinais diferentes na área eletrizada se afastarão e o corpo ficará com suas cargas juntas pela sua área. O corpo fica neutro, porém se analisada cada área separadamente elas estarão com predominância de uma carga enquanto o corpo eletrizado estiver próximo.
    A '''''indução eletrostática''''' é o fenômeno de separaçaõ da cargas elétricas de sinais contrarios em um mesmo corpo.A induçaõ é facilmesnte explicada quando se trata de um corpo condutor de elétricidade pois nele o elétorn se mobiliza com facilidade.

    ResponderExcluir
  2. Eletrização por indução= Quando dois corpos são unidos, sendo um de carga positiva e outro com carga neutra, serão atraídos um pelo outro, tornando o corpo que estava com carga neutra negativa.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, temos que saber que a eletrizacao por inducao nao é um processo de eletrizacao, devido ao fato de que depois de afastarmos o objeto eletrizado, o objeto induzido (que tem que ser condutor) continuará neutro, ou seja, com a carga inicial. a eletrizacao por inducao, como já dito antes, bem resumidamente é a separacao de cargas que ocorre no objeto induzido, de modo que a carga contraria ao do material indutor se aproxime deste, havendo atracão.
    obs: esse processo ocorre sem o contato entre os objetos!!

    ResponderExcluir
  4. Tem-se a seguinte situação: um objeto carregado aproxima-se de uma esfera condutora, que, por indução, fica com cargas concentradas em um de seus lados. Como provar que um fio ligado à terra irá fazer com que ela fique carregada com carga oposta à do objeto carregado, não importando onde o fio a toque?

    Pergunto isso pois, por exemplo, tendo o 'objeto carregado' carga negativa. Por que, ao ligar o fio no ponto da esfera onde há concentração de cargas negativas, elas não são conduzidas à terra?

    ResponderExcluir
  5. Tem-se a seguinte situação: um objeto carregado aproxima-se de uma esfera condutora, que, por indução, fica com cargas concentradas em um de seus lados. Como provar que um fio ligado à terra irá fazer com que ela fique carregada com carga oposta à do objeto carregado, não importando onde o fio a toque?

    Pergunto isso pois, por exemplo, tendo o 'objeto carregado' carga negativa. Por que, ao ligar o fio no ponto da esfera onde há concentração de cargas negativas, elas não são conduzidas à terra?

    ResponderExcluir
  6. valeu foi otimo as suas dicas,esclareceu muito as nossas duvidas.obg

    ResponderExcluir
  7. Sandro no caso da carga negativa ou negativa, vc pode ligar o terra em qualquer região da esfera induzida. O q ocorre é que quando a induzida tem uma separação das cargas(positiva e nagativa) surge dentro da induzida uma diferença de potencial(d.d.p) e o que faz subir ou descer elétrons é q o potencial da indutora é diferente do potencial da terra, que por convenção, o potencial da terra é nulo. Daí não importa onde vc vá ligar o fio.

    ResponderExcluir
  8. n entendi, se alguem pudesse explicar melhor agradeço, amanhã minha prova ;) e n to entendendo isso

    ResponderExcluir
  9. Desculpaa não entendi ainda !

    ResponderExcluir
  10. O INDUTOR é um corpo ELETRIZADO.
    O INDUZIDO é um corpo NEUTRO.
    -----------------------
    Quando aproximamos* o indutor do induzido, o segundo fica polarizado.
    * sem tocar ok? Ou teríamos um caso de contato.

    OBS (FIO-TERRA)
    1- Quando conectamos o fio terra ao corpo INDUZIDO, e logo em seguida cortamo-los NA PRESENÇA DO INDUTOR, o induzido ainda fica eletrizado.
    • Isso acontece porque quando cortamos o fio, estando os corpos ainda próximos, haverá a movimentação de elétrons.

    2- Quando cortamos o fio terra SEM A PRESENÇA DO INDUTOR, o corpo induzido, antes polarizado, vai ser "neutralizado" pelo fio terra.


    Note: A Terra é NEUTRA e CONDUTORA.
    Muitas pessoas não entendem essas situações pois não sabem que a terra tem a capacidade de 'neutralizar' objetos polarizados. Por isso utilizamos o fio terra, por exemplo, no computador, para amenizar a energia que passa pela máquina.
    Dica: Pesquise mais sobre o fio terra, vai ser útil. :)

    ResponderExcluir
  11. Então significa que a partir do momento em que o corpo A se aproxima com o de B ele ''estimula'' o corpo B a ficar polarizado, certo?

    Sendo assim, com o auxilio do fio-terra usado no corpo B, os eletrons que no caso negativos serão induzidos e deixando o corpo B que antes era neutro, agora com a carga oposta ao do corpo A.

    No final das contas o corpo A que era positivamente carregado continua o mesmo, enquanto o corpo B que era neutro fica carregado com a carga oposta, no caso negativamente.

    ResponderExcluir
  12. o que significa eletrizar um objeto?

    ResponderExcluir
  13. boa noite pessoal. conseguem explicar-me essa tematica da electrizacao por indução atraves de uns bonecos simples? imaginem que temos um cilindro com imans em seu redor e no centro uma esfera. agitando essa esfera como se produz a corrente electrica?

    obrigado

    paulo

    ResponderExcluir
  14. Quero fazer uma pergunta: O que acontece com o induzido se afastarmos o indutor antes de cortarmos o fio terra?

    ResponderExcluir
  15. Boa as explicaçoes, me ajudaram muito. Valeu!!

    ResponderExcluir
  16. Muito boa as explicações.

    ResponderExcluir
  17. concordo com a Leticia

    ResponderExcluir
  18. Alguém pode me ajudar? preciso descobrir se há alguma exceção da regra de que a indução é momentânea... Por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  19. Alguém pode me ajudar? preciso descobrir se há alguma exceção da regra de que a indução é momentânea... Por favor me ajudem...

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.