Como passar no Vestibular

Bem, todos sabem que não existe uma fórmula para passar no vestibular. Mas, também sabemos que, existem caminhos que podem ser seguidos para aumentar as chances do vestibulando. Hoje vou iniciar uma série de textos com dicas, orientações e macetes para tirar de letra o temido vestibular.

As orientações serão bem pontuais e explicativas, espero que todos acompanhem e sigam o que puderem. E, no fim do ano, que o resultado seja o mais desejado, passar no vestibular.
Já vou começar com 4 etapas importantes que o vestibulando deve seguir durante o ano de estudo:

1- Existem preparações diferentes para vestibulares diferentes: se você vai estudar para entrar em uma escola particular, a prioridade pode ser o preparo para o que vai enfrentar depois do vestibular, pois, dependendo da universidade, entrar não é difícil. Se você vai estudar para ingressar na faculdade através do ENEM, o foco são as competências e habilidades esta prova pede, o que é bem diferente de prestar um vestibular de faculdade federal. Então, o auto-conhecimento, e saber qual o melhor caminho para você é o primeiro passo.

2 – Depois de decidir qual o caminho, é preciso saber suas opções de faculdades e cursos: As vezes essa etapa confunde-se com a primeira, mas o importante é não ficar ansioso para decidir o curso logo de cara, com o decorrer dos estudos e conhecendo as opções isso vai acontecer naturalmente. Mas é importante procurar a ajuda de especialistas, caso seja possível, ou participar de palestras e eventos sobre o assunto.

3 – Agora chegou a hora de conhecer o inimigo e se preparar para enfrentá-lo: Resolver provas de vestibulares anteriores, fazer simulados, buscar material de estudo e estudar muito, são os passos desta etapa que vão levar o seu nome à lista de matriculados. 

4 - É um momento muito importante na sua vida e, por isso, a pressão é grande: Então, não se esqueça de se cuidar. A alimentação adequada, o descanso e a diversão também são importantes para você chegar saudável à faculdade. Também é importante a motivação, a dedicação, a organização e disciplina, para qualquer escolhe que você fizer. Não se esqueça que o vestibular é apenas o início de um novo ciclo de sua vida, um ciclo que envolve seu preparo para o mercado de trabalho e que te levará a uma nova profissão.

Bom vestibular para todos!


Se você gostou do blog curta nossa página no Facebook ou receba as atualizações por e-mail

Você também vai gostar de ler:

16 comentários:
  1. to me preparando pra o vestibular de Biomedicina da UFPR, to muiiiito tensa :O mas as dicas valeram (: obrigada

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas pois vou prestar a segunda fase do vestibular na UFMG e as questoes sao todas abertas essas dicas vao me ajudar muito.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Sergio dos Santos Ribeiro - email sergiodossantosribeiro.ribeiro@gmail.com - São Paulo SP. Retornei aos estudos após 30 anos de interrupção, prestei o Enem 2009 e aguardo com boas expectativas o resultado final.Como sempre estudei em escolas públicas as dificuldades são imensas, estou feliz e agradecido por contar com blogs com conteúdo desta natureza que com certeza farão parte da minha história de realizações e sucesso. Parabéns. Feliz 2010 para todos.

    ResponderExcluir
  4. Estou retornando aos estudos após 30 anos de interrupção, prestei o Enem 2009 e aguardo com boas espectativas o resultado final. Como sempre estudei em escola pública, as dificuldades são imensas. Estou feliz e agradecido por contar com blogs com conteúdo desta natureza que muito tem me ajudado. Parabéns. Feliz 2010 a todos.

    ResponderExcluir
  5. Muito boas suas dicas, pretento prestar vestibular para engenharia eletrica na UFG em Goiania, não é facil mais tudo que é dificil e bom...Obrigado pelas dicas, são principios importantes...Carlos Augusto, Goiânia.

    ResponderExcluir
  6. estou no segundo colegial,quero me sair bem no enem .pretendo fazer medicina,obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Eu vou fazer um vestibular no meio do ano agora, e to ainda no terceiro ano, to morrendo de medo =\\ falta pouco tempo e eu gostaria muito de passar na UnB pra publicidade!! T_T

    ResponderExcluir
  8. As dicas devem ser lidas e seguidas, não adianta apenas ler e esquecer... entre outras dicas, a motivação é o que deve te inspirar... sou vestibulanda e estou saindo do emprego apenas para estudar, então pense bem, qual deverá ser o seu sacrificio...

    ResponderExcluir
  9. Gabrieli Muito boa essas dicas, é bem direta e são ótimos conselhos para quem realmente quer passar em um vestibular. Parabéns a vc que fez essas dicas!

    ResponderExcluir
  10. valew,essa dica me ajd bastant

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem?
    Me chamo Ricardo e sou do interior de São Paulo. Estou estudando para prestar um vestibular para fazer Hotelaria pelo SENAC.
    Por favor, me passe algumas instruções para estudo, algo que me faça ficar mais tranquilo e confortável pois estou inseguro. Tenho 23 anos, terminei o colegial aos 17 e tô meio despreparado. No aguardo, obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Legal o texto. E meus parabéns ao dono do blog, sempre tive facilidade em Física, agora que estou no 3º ano do EM é difícil lembrar de tudo...

    Realmente, organização e dedicação são a chave para se entrar na universida. Prestarei para Engenharia Mecânica na UFPR.

    Boa sorte à todos!

    ResponderExcluir
  13. ola,gostei muito da dica,e pretendo muito fazer uma facudade pois é meu sonho,e estava nervosa e com medo e essa dica valeuu muito.obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. Levar com seriedade os estudos é o principal. Estou cursando o 3º ano do EM e escolhi cursar em Geologia. Conhecimentos em Física e exatas em geral é fundamental, e esse blog ajuda bastante!!

    ResponderExcluir
  15. Ola, meu nome é Warlison tenho 20 anos e ja tem um tempinho que terminei o ens medio, prestarei vestibular para direito na UFT to com muitas duvidas e me sinto inseguro, sempre estudei em escola publica tenho medo de cair assuntos dos quais eu nao sei muito. Fé e Foco pra gente!

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.