Resistência Elétrica

As propriedades dos metais

Os metais são bons condutores de corrente elétrica, mas alguns são melhores condutores que outros. O metal mais utilizado em nossas instalações elétricas é o cobre, isto porque é um bom condutor e, também não é muito caro. Sabemos que a prata é melhor condutora que o cobre e, o chumbo é pior condutor que eles.

Mas o que significa esta diferença entre o cobre, a prata e o chumbo? Por que um é melhor condutor que outro?

Definição de Resistência elétrica

Nos metais temos vários elétrons livres. O movimento ordenado destes elétrons forma a corrente elétrica. Na prata os elétrons livres têm maior facilidade para se movimentarem do que no cobre e no chumbo.

A dificuldade que o chumbo apresenta à passagem da corrente elétrica é expressa por uma grandeza física chamada resistência elétrica.

Se aplicarmos uma diferença de potencial nas extremidades de fios constituídos destes metais, observaríamos uma corrente elétrica maior na prata, seguida do cobre e, por último do chumbo que ofereceria maior dificuldade a passagem dos portadores de carga elétrica.

A resistência elétrica (R) de um condutor pode ser definida por:

Resistência elétrica

Onde U é a diferença de potencial nas extremidades do condutor e i é a intensidade da corrente elétrica.

A unidade de resistência elétrica no SI é o ohm (Ω).

Diferença entre resistência elétrica e resistor elétrico

Muitos dispositivos utilizam esta propriedade dos metais para transformar a energia elétrica em calor e fazem isto através do resistor. Veja abaixo como representamos o resistor graficamente:
resistor elétrico

É importante saber que a resistência elétrica é a propriedade que os materiais possuem para dificultar a passagem da corrente elétrica. Enquanto que o resistor é o dispositivo que utiliza esta propriedade a fim de transformar energia elétrica em energia térmica.