Efeito Joule

O que é uma estufa de plantas?

Uma estufa é uma estrutura que tem como objetivo absorver o calor proveniente do Sol e, mantê-lo condicionado em seu interior. A estufa de plantas, além de proteger a planta contra possíveis ameaças externas, mantém a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiação solar.

Como funciona?

Ela é construída por materiais transparentes, que permitem a passagem de praticamente toda a radiação solar. Esta radiação aquece o solo da estufa e, sabemos que todo corpo aquecido emite radiação infravermelha. A radiação infravermelha aquece o ar das camadas inferiores da estufa, formando correntes de convecção (massas de ar quente sobe e massas de ar frio descem) que vão levar o ar quente para as camadas superiores da estufa, sendo que, este ar é impedido de se propagar para o ambiente externo. A radiação infravermelha também é impedida de se propagar para o ambiente externo pelas paredes da estufa.

Uma aplicação muito interessante da estufa é o Projeto Éden. Este projeto é um constituído por um centro ambiental em Cornwall, na Inglaterra, que é composto por estufas gigantes com plantas de toda a parte do mundo.

Na construção das estufas do Projeto Éden foi utilizado um material chamado Etileno Tetrafluoretileno (ETFE), o mesmo material utilizado na construção do Cubo d’água (complexo de piscinas construído para as Olimpíadas na China). Este material tem massa menor que 1% da massa do vidro com o mesmo volume, ou seja, 1% da densidade do vidro. É um material transparente, leve e resistente, ideal para a construção de uma estufa.

15 respostas

  1. Valeu e muito obrigado pela oportunidade de espreitar nesta linda janela maravilhosa. Que Deus te conceda mais conhecimentos facilitando assim a descoberta do verdadeiro segredo da vida! Passe bem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *