Como funciona a panela de pressão?

Porque a panela de pressão cozinha os alimentos com maior rapidez?

Nas panelas abertas a água ferve a temperatura próxima de 100°C, dependendo da altitude. Lembrando que a pressão atmosférica ao nível do mar é 1atm e que submetida a essa pressão a água ferve a 100°C. A panela de pressão, inventada pelo Físico Francês Denis Papin, cozinha mais rapidamente os alimentos porque a temperatura da água no seu interior ultrapassa os 100°C, atingindo temperaturas próximas de 120°C.

Ilustração de Tainan Rocha:
Panela de pressão

Entendendo o que acontece dentro da panela de pressão:

A panela é fechada de maneira que o vapor d’água que se forma no seu interior, não se dissipa facilmente para o ambiente. Desta maneira, a pressão interna da panela aumenta, podendo chegar a 2atm. Nesta pressão a água ferve a uma temperatura aproximadamente igual a 120°C. Como a água atinge uma temperatura maior, os alimentos são cozidos com maior rapidez.

Por segurança, estas panelas de pressão possuem uma válvula para controle de pressão, e uma válvula de segurança. A válvula para controle de pressão permite a saída do vapor d’água quando a pressão deste vapor atinge um limite. Caso a pressão interna ultrapassa o valor suportado pela panela, a válvula de segurança se rompe.

É isso aí galera, sabendo disso tudo, podemos concluir que, quando a panela de pressão “pega pressão” não adianta deixá-la em fogo alto porque a temperatura da água não vai aumentar, e desta maneira só estaríamos aumentando o consumo de gás. O ideal é abaixar o fogo no momento em que a água começa a ferver, diminuindo o consumo de gás e obtendo o mesmo resultado.

Uma ilustração da panela de pressão funcionando.


Panela de pressão funcionando

22 comentários:
  1. esse site é de mais esclaresse todas suas duvidas conssegui o que queria nesta matiris me oriontou muito bem...
    adoreiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  2. Esse site é o melhor que tem, vo divulgar vcs, parabêns e obrigado pela ajuda !!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela ajuda foi muito boa essa pesquisa...

    ResponderExcluir
  4. Exelente!

    Tirou perfeitamente a minha duvida!

    Estou grato a vocês!

    ResponderExcluir
  5. Cara muito bom esse site, outras pessoas eram pra criar site como esse, é 10!

    ResponderExcluir
  6. nossa descobri tudo q precisava na tarefa
    valeu gente

    ResponderExcluir
  7. mas por que é necessario que a válvula libere o ar para que a panela se abra?

    ResponderExcluir
  8. Exelente!
    parabéns pelo trabalho, vcs me ajudaram muito na realizaçao do meu trabalho :)
    Obrigada (y'

    ResponderExcluir
  9. como calculo un aumento de pressao em atm, e como calculo en funcao de kg\horas o tons\hora .

    relativo a temperatura da agua, calorias do fogo, o por exemplo, cuantas calorias para o cuantos litros
    o cual o volume de um boiler com os dados anteriores, se u quizer atingir 5, 10, 15 atmossferas e tantos tons\hora o kg\hora ???

    ResponderExcluir
  10. É necessário que a válvula libere o vapor pelo seguinte fato:
    Essa pressão de dentro da panela ( o vapor d'água, que não é ar e sim água na forma gasosa) exerce sobre a tampa da panela uma força, ou seja, a pressão tenta sair da panela impulsionando uma força, uma pressão, de 2 atm, caso essa pressão, esse vapor d'água não seja liberado, ou voltar ao estado líquido, quando tentar abrir a panela, o pouco que vc abrir irá liberar espaço para que o vapor saia, e com uma pressão maior que a atmosférica, as partículas de água estão muuuito agitadas e vão tentar sair tudo de uma vez, assim, empurrando a tampa da panela em sua cara.
    Bem, isso é o que EU ACHO que aconteça, e tipo, essas informações foram obtidas durante todo meu ensino médio, se estiver errado, tenho que cursar de novo ou fazer ai uns 3 anos de cursinhos :D

    ResponderExcluir
  11. Adorei a explicação me ajudou a perder o medo de panela de pressão.
    Grata
    Thais

    ResponderExcluir
  12. Origada pela explicaçao, ficou bem claro.

    Só queria mencionar que cozinhar numa panela de pressão é muito saudável: os alimentos precisam menos tempo de cozimento e assim preservam melhor as suas propriedades nutritivas.

    ResponderExcluir
  13. É! meu nome é, é!20 de junho de 2011 17:18

    Muito bom mesmo, se tivesse um pouco de humor nas explicações seria 10!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  14. otima explicação! parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  15. Isto é muito interessante, eu aprendi porque meu professor de física explicou no 1º ano do ensino médio, e conversando com muita gente, fiquei sabendo que todos(as) deixam o fogo da boca do fogão no alto, após pegar pressão... o pior é que fica uma sensação de que não entenderam... quando tento explicar, gostaria de divulgar estas imagens e esclarecimentos no meu facebook. Se der. Obrigada. Eda Nascimento.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de postar as informações sobre panela de pressão, como usar, no facebook, porque tem muita gente que deixa no fogo alto após pegar pressão. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Um site muito bom , fique sabendo que me ajudou bastante em uma questão de Ciências , coloquei mais do que eu precisava porque este site é maravilhoso !

    ResponderExcluir
  18. Me ajudou muito na minha pesquisa de física.
    Mas gostaria que me respondesse uma coisa: como funciona o ferro de passar roupas?

    ResponderExcluir
  19. Muito bom e me ajudou, mas tem um problema. Se diminuir a temperatura do fogão quando já estiver "com pressão" demora mais sim. Isso ocorre porque existirá menor oferta de energia para que todas as moléculas mudem seu estado físico, o que não muda é a temperatura interna do sistema que só aumentara quando todas as moléculas mudarem de estado físico, assim quando maior a energia oferecida através do fogo maior é a rapidez da transformação, o que não muda é a temperatura do sistema enquanto todas as molécula não se transformarem.

    ResponderExcluir
  20. Adorei esse site, ajudou muito a minha pesquisa !!

    ResponderExcluir
  21. Qual, ou como calcular, o volume de vapor produzido pela panela? Sei que é função da temperatura da água mas... quanto? O volume determina a área de saída de vapor na válvula.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.