Como funciona a asa do avião?

Quando eu estava no ensino fundamental minha professora pediu que a sala entregasse um trabalho sobre os meios de transportes. Meu trabalho foi sobre o avião. Foi uma experiência marcante porque eu nunca tive curiosidade sobre o assunto e, foi então que descobri como funcionavam as asas do avião.

Bem, não vou mais ficar enrolando porque vocês também querem saber. A asa do avião é a grande responsável pelo seu “vôo”. Mas para entender o seu funcionamento temos que lembrar o Princípio de Bernoulli: Onde a velocidade do fluído é menor a pressão é mais alta e, onde a velocidade do fluído é maior a pressão é menor.

Para entender como este princípio aplica-se a asa do avião, devemos observar o formato da asa:



O avião joga o ar para trás através das turbinas ou hélices exercendo uma força chamada de arrasto, surge então uma força contrária chamada impulso ou tração. A força de tração dá o primeiro impulso ao avião que se desloca para frente.

O formato da asa faz com que o ar que passe por cima dela tenha uma velocidade maior que o ar que passa embaixo dela. Isso acontece porque a parte de cima é curva, aumentando a distância percorrida pelo ar e conseqüentemente sua velocidade. Utilizando o princípio de Bernoulli temos que, sendo a velocidade do ar (fluido) maior na parte de cima da asa a pressão é menor, e na parte de baixo, como a velocidade do ar é menor a pressão é maior. Desta diferença de pressão surge a força de sustentação do avião.

Quando a força de sustentação do avião atinge valor maior que o da força peso ele decola e se mantêm no ar.

Observe a animação:



Até mais!




Se você gostou do blog, assine nosso Feed RSS.
Ou então, assine o Efeito Joule por e-mail.

Você também vai gostar de ler:

4 comentários:

Bruna disse...

Ela se iguala devido ao uso de varios seções da asa q diminuem a sustenção como é o caso dos flaps,slots etc...
Diminuindo a sustentação o avião começa a se igualar com o peso dele...
Espero ter ajudado...
Isso tb serve para curvas,sendo q uma das asas tem q perder a sustentação para afunda e assim conseguir virar...

Andre disse...

Informação muito útil.

Arthur Naruhito disse...

Quanto menor a curvatura na parte de cima, maior a velocidade da aeronave, mas menor é a força de sustentação (força que suspende o avião).

Anônimo disse...

Bruna, não diga isso ..

Os Flaps , Slotes e Slates, são dispositivos Hipersustentadores! ou seja aumentam mais ainda a curvatura da asa, para produzir mais sustentação em menores velocidades, permitindo uma velocidade de aproximação mais baixa e consequentemente menos uso de pista para o pouso !

Quando a sustentação se iguala ao peso , o avião estará em equilibrio , voando reto horizontal, sem descer nem subir...

Quanto a curva está correta... se a curva é para direita , a asa externa aumenta a sustentação enquanto a interna diminui, realizando a rolagem da aeronave em torno de seu eixo longitudinal !

Abraços !

Antes de Comentar saiba que:

1 - Seu comentário será aprovado, ou não, pelo autor do blog.

2 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.

3 - Não serão aceitos comentários anônimos. Na opção Nome/URL você pode colocar apenas seu nome. Assim, outros poderão tirar suas dúvidas.

4 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as da autor do blog.

5 - A opção Nome/URL requer HTTP:// no endereço.