Efeito Joule

A carga elétrica é uma propriedade física das partículas que constituem o átomo. Quer entender melhor o que é esse conceito físico? Então, vamos lá!

Definição de carga elétrica

Para entender o conceito de carga elétrica vamos estudar um pouco a estrutura do átomo e as partículas portadoras de carga elétrica que o constituem. No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração, como no exemplo do âmbar e da palha. Desta maneira, atribuímos ao próton e ao elétron uma propriedade física denominada carga elétrica.

Carga elétrica

Quantização de Carga elétrica:

A quantidade de carga do elétron, em valor absoluto, é chamada de carga elementar e é representada por e. Esta carga é chamada elementar, pois é a menor quantidade de carga encontrada na natureza e este valor é:

e=1,6 . 10-19

Coulomb (C) é a unidade de medida utilizada para carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades.

Para determinarmos a quantidade de carga elétrica de um corpo precisamos saber o número de elétrons ou prótons que este corpo tem em excesso, logo:

Q = n.e

Onde:

Q = quantidade de carga elétrica do corpo
n = número de elétrons em falta ou em excesso.
e = carga elementar (1,6 . 10-19C)

Exercício carga elétrica

O átomo de certo elemento é composto por 2 prótons, 2 nêutrons e 2 elétrons. Determine a carga elétrica do núcleo deste átomo.

Resolução:

A carga elétrica no núcleo do átomo é devida apenas aos prótons que ali estão, pois os nêutrons não possuem carga elétrica, logo:

Q = + n . e

Q = 2 . 1,6 . 10-19

Q = 3,2 . 10-19 C

Veja essa tirinha sobre eletrização:

Tirinha sobre carga elétrica e eletrização

Continue estudando física aqui no efeito joule e para acompanhar conteúdos extras me siga no instagram @vanksestevao.

37 respostas

  1. Olá, muito boa sua matéria! Me ajudou muito, mas ainda tenho uma dúvida: Pegando o exercício que você passou, se ele pedisse pra calcular a carga eletrica da eletrosfera, seria o mesmo número da carga do núcleo, só que negativa ( no caso, -3,2 . 10-19C )?

  2. Considere as partículas subatômicas próntons, nêutrons e elétrons. Análise e assinale a alternativa INCORRETA:
    a) Em valores absolutos, a carga eletrônica do prónton é igual à carga eletrônica do nêutron.

    b) A massa de um prónton é cerca de 1 860 vezes maior que a massa de um elétron.

    c) Pela perda de sua carga eletrônica, um elétron se converte em um nêutron.

    d) O valor absoluto da carga eletrônica é igual a 1,6 x 10-19 coulombs

  3. Boa Tarde! Tenho 2 exercícios de fisíca para resolver.. mas… não consigo.. será q alguem pode me ajudar?
    1- Uma corrente eletrica de 10 A e mantida em um condutor metalico durante 2 minutos.Pede-se a carga eletrica que atravessa o condutor….

  4. Excelente suas explicações assim física deixa de ser matéria chata pra ser uma ótima diversão, amei d+ estudar aqui! <3

  5. duas cargaselétrica positivas e pontifomes ,das quais uma tribo da outra repelem -se comuma força de intensidade 2,7 no vacúlo ,quando a distância entre eles é de 10cm .determine a menor das cargas

  6. oiiiiii primeira vez que entro no blog.
    não sou muito fã de ciências e fisíca mais precisei do conteudo. muito legal sua atitude de colocar assuntos no blog, me ajudou muito obrigada.ass: luana lima estãncia-se
    luanamimosa.999[at]hotmail.com

  7. Fiz a minha prova final baseada nessa materia daqui do efeito joule,não sabia de nada até visitar o site 1 dia antes da prova.tirei 8,5.Muito obrigada pelo conteudo de vocês !

    Thayná Oliveira dos Santos Daalsgard

  8. a fórmula é Q=n.e
    Q = quantidade de carga elétrica
    n = número de elétrons
    e = 1,6.10(elevado a – 19);
    assim é fácil, mais depois começa a complicar tudo!

  9. nOSSA Q materia espetacular *-* muito obrigado, estava precisando para o trabalho de física, e certamente vou tirar uma excelente nota ♥

  10. Poxa cara você me salvou tinha que fazer um trabalho de física e achei tudo e me salvou pois estava prescisando de nota.
    valeu mesmo
    obrigado!!!!!
    Ismael Souza Dreyfus

  11. Calcule a carga liquida de uma substância arbitrária consistindo de (a) 8×10(elevado a 13) e (b) uma combinação de 3×10(elevado a 14) prótons e 7xl0(elevado a 14) elétrons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *