O Efeito Joule

Definição do Efeito Joule

Quando um condutor é aquecido ao ser percorrido por uma corrente elétrica, ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica. Este fenômeno é conhecido como Efeito Joule, em homenagem ao Físico Britânico James Prescott Joule (1818-1889).

Esse fenômeno ocorre devido o encontro dos elétrons da corrente elétrica com as partículas do condutor. Os elétrons sofrem colisões com átomos do condutor, parte da energia cinética (energia de movimento) do elétron é transferida para o átomo aumentando seu estado de agitação, consequentemente sua temperatura. Assim, a energia elétrica é transformada em energia térmica (calor).

Exemplos de onde acontece o Efeito Joule


A descoberta da relação entre eletricidade e calor trouxe ao homem vários benefícios. Muitos aparelhos que utilizamos no nosso dia-a-dia têm seus funcionamentos baseados no Efeito Joule, alguns exemplos são:

Lâmpada: um filamento de tungstênio no interior da lâmpada é aquecido com a passagem da corrente elétrica tornando-se incandescente, emitindo luz.

Chuveiro: um resistor aquece por Efeito Joule a água que o envolve.

São vários os aparelhos que possuem resistores e trabalham por Efeito Joule, como por exemplo, o secador de cabelo, o ferro elétrico e a torradeira.

Outra aplicação que utiliza esta teoria é a proteção de circuitos elétricos por fusíveis. Os fusíveis são dispositivos que têm com objetivo proteger circuitos elétricos de possíveis incêndios, explosões e outros acidentes. O fusível é percorrido pela corrente elétrica do circuito. Caso esta corrente tenha uma intensidade muito alta, a ponto de danificar o circuito, o calor gerado por ela derrete o filamento do fusível interrompendo o fornecimento de energia, protegendo o circuito.

Experiência: Efeito Joule


Pode-se fazer uma simples demonstração do Efeito Joule utilizando para isto, três pilhas grandes, um pouco de palha de aço (Bom Bril) e dois fios flexíveis.

Coloque as três pilhas em série e conecte uma extremidade de cada fio nas extremidades da série de pilhas. Coloque a palha de aço em um local onde não possa ocorrer a propagação de chamas (em algum piso não inflamável). Encoste as duas extremidades dos fios na palha de aço, fechando o circuito e estabelecendo a passagem da corrente elétrica. Esta corrente elétrica aquece os fios de palha por Efeito Joule e, por serem muito finos, tornam-se incandescentes e pegam fogo.

Efeito Joule



Enunciado da Lei de Joule


A energia elétrica dissipada num resistor, num dado intervalo de tempo ∆t, é diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de corrente elétrica que o percorre.

Para entender a equação da lei de Joule é necessário saber outros conceitos, sendo assim, não abordaremos esta equação neste momento.

Caso você já conheça os conceitos básicos da eletrodinâmica leia nosso texto sobre a Lei de Joule.

Agora, mais uma bela ilustração do amigo Tainan Rocha.

Ilustração Efeito Joule
26 comentários:
  1. muito boa a materia... excelente!!!! PARABENS!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. OlÁ! Muito bom este site! tenho visto por aí, em embalagens de alimentos, a utilização de Kcal e Kj (Joule). Acredito ser errada a atribuição do Joule como unidade de medida ou referencia no caso da queima de carboidratos, durante o processo de consumo alimentar! Estou certo?
    ABS
    COLOSSI - Guaiba - RS

    ResponderExcluir
  3. grande explicação
    precisava entender o efeito joule de maneira simples e rápida


    valeu

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da explicação! Eu estou fazendo curso técnico de mecânica e a primeira matéria de soldagem foi essa, o professor comentou vagamente conosco e pediu uma breve pesquisa! Agora estou com bem menos dúvida! O Blog tá muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Cosme.
    Gostei desse saite.
    Estou inciando no curso de elétrica e gostaria de algumas dicas se possivel, quem puder me ajudar.
    Gostaria de umas dicas para utilização do MULTIMETRO digital e analogico e suas funções.
    Agradeço e aguardo a vossa ajuda.

    ResponderExcluir
  6. Olá, muito bom este site.
    Preciso de ajuda para utilização do multimetro digital e analogico.
    Alguem poderia me ajudar por favor, nas suas utilizações e funções.

    ResponderExcluir
  7. Otimo o blog, usei a experiencia em uma das minhas minha aulas...rsrs...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Essa matéria está excelente,pois nos trás informações bem esclarecidas!adorei,confesso que agora entendi de verdade..."show de matéria".

    ResponderExcluir
  9. adorei essa materia as pessoas fazem um bicho de sete cabessas física mais este site a torna a melhor de todas elas...

    ResponderExcluir
  10. Nossa as explicaões são bem claras a gente consegue entender tudo de maneira fácil e rápida.O conteúdo é de fácil absorção e me ajudou muito.Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada isso me ajudou muito no meu trabalho de física sem contar que aprende bastante, pois as explicações são simples e claras.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  12. adorei o site, nossa parabéns é tão bom fica lendo tudo que tem aqui.

    ResponderExcluir
  13. muito obrigada, vocês me ajudaram bastante!

    ResponderExcluir
  14. Esse site me exclareceu muitas dúvidas, um resumo super bem explicado!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom mesmo esse site. Parabéns ao autor do blog. Show de bola :D
    Eu só queria apenas sugerir alguns temas a serem abordados como a dinâmica, eu adoraria ver vário e longos diálogos sobre força, massa, peso, exercícios.....enmfim, tudo mesmo.
    Valeeww
    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. A veleu ajufou muito no vidio que eu vou fazer para a minha professora de conclusão de Bimestre

    ResponderExcluir
  17. Esse Blog é ótimo! Gostei muito! Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  18. ooi =D

    mto bom o site, me ajudou a explicar um experimento (bom brill)!

    heheh, obrigada!

    bjos

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Muito bom.. parabéns pelo site e obrigada pelo conteúdo tão claro...

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do site,parabéns...

    ResponderExcluir
  21. Adorei!...
    Aproveitem e deem uma olhada no meu blog,Obrigado
    w w w . na boca do gordo . blogspot . com
    (tirem os espaços)...

    ResponderExcluir
  22. Boas! Eu precisava de saber qual o tipo de fio que mais aquece, preciso para uma experiência em que quero incendiar algo muito inflamavel com uma ou duas pilhas AAA.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Boas! Eu precisava de saber qual o tipo de fio que mais aquece, preciso para uma experiência em que quero incendiar algo muito inflamavel com uma ou duas pilhas AAA.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Tenho um forno elétrico que estava assando a massa de uma pizza (na temperatura máxima). Quando eu abri o forno para pegar a massa veio uma bola de fogo na minha cara. Tenho toda certeza que não houve vazamento de gás. QUe outro meio poderia ter originado o fogo?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Tenho um forno elétrico que estava assando a massa de uma pizza (na temperatura máxima). Quando eu abri o forno para pegar a massa veio uma bola de fogo na minha cara. Tenho toda certeza que não houve vazamento de gás. QUe outro meio poderia ter originado o fogo?


    Agradeço se me responder pelo email. cpalacio_fono@yahoo.com.br

    Obrigada.

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar:

1 - Comentários ofensivos, escritos em CAIXA-ALTA, spam e similares serão deletados.
2 - O autor deste blog não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as do autor do blog.