Efeito Joule

A corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons em um condutor. Se um condutor elétrico é ligado aos polos do gerador os elétrons livres do condutor se movimentam ordenadamente do polo negativo para o polo positivo, esse movimento ordenado dos elétrons é denominado corrente elétrica.

Produzimos uma tirinha de física sobre o assunto, veja!

tirinha corrente elétrica

Benjamin Franklin é um dos nomes mais conhecidos da eletricidade, pois ele realizou vários trabalhos nessa área da física. Seu experimento mais famoso consistia em empinar uma pipa em meio a uma tempestade para constatar que os raios tinham propriedades elétricas. Os textos sobre essa experiência altamente perigosa dizem que, em 1752, Franklin empinou uma pipa com um longo fio condutor e, amarrando na ponta final do fio um capacitor, ele demonstrou que estava correto quando o capacitor foi eletricamente carregado.

Seria esse experimento mais um mito da ciência? É difícil de ser provado, mas a partir desse conhecimento Benjamim Franklin desenvolveu o para-raios, a mais famosa de suas invenções.

O fato é que as contribuições de Benjamin Franklin e outros cientistas formaram o grande conhecimento que temos hoje sobre a corrente elétrica. Entender este conceito facilita o entendimento de muitos fenômenos da natureza. A corrente elétrica, e a eletricidade propriamente dita, estão presentes a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos.

Exemplos de corrente elétrica

Na natureza: o relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera.

No corpo humano: impulsos elétricos do olho para o cérebro. Nas células da retina existem substâncias químicas que são sensíveis à luz, quando uma imagem se forma na retina estas substâncias produzem impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro.

Além destes exemplos, podemos identificar vários aparelhos e utensílios em nossa casa que foram construídos a partir do domínio da eletricidade: o ferro de passar roupas, o chuveiro, a lâmpada e muitos outros.

Definição de corrente elétrica

Para entendermos o funcionamento destes aparelhos vamos definir o conceito de corrente elétrica.

Os metais são ótimos condutores de corrente elétrica, isso porque nas ligações metálicas os átomos desses metais perdem elétrons tornando-se ions (+ cargas positivas). Esses elétrons que foram perdidos pelos átomos ficam se movimentando caoticamente com muita liberdade pela rede cristalina e são chamados de elétrons livres.

Se um condutor elétrico é ligado aos polos do gerador (aparelho que fornece uma diferença de potencial elétrico, ddp, ao circuito) os elétrons livres do condutor se movimentam ordenadamente do polo negativo para o polo positivo, esse movimento ordenado dos elétrons é denominado corrente elétrica.

Por convenção, o sentido da corrente elétrica é contrário ao do movimento dos elétrons no condutor.
Corrente elétrica

A quantidade de carga elétrica ∆Q que atravessa uma seção transversal do condutor por um determinado intervalo de tempo ∆t determina a intensidade de corrente elétrica.

i = ∆Q / ∆t

Onde:

i = intensidade da corrente elétrica
∆Q = quantidade de carga elétrica
∆t = intervalo de tempo

A unidade de medida utilizada para corrente elétrica é o Coulomb/segundo (C/s), esta unidade recebe o nome de ampère (A).

Exercício utilizando o conceito de corrente elétrica

Na seção transversal de um condutor passa uma quantidade de carga elétrica ∆Q = 8 . 10-4 C no intervalo de tempo ∆t = 2 . 10-2 s. Determine a intensidade da corrente elétrica que atravessa o condutor.

Resolução:

A intensidade da corrente elétrica é dada por:

i = ∆Q / ∆t

i = 8.10-4/2.10-2
i = 4.10-2 A

Lembrando que a unidade da corrente elétrica é o ampère (A).

Veja mais um exercício resolvido sobre corrente elétrica.

Efeitos da corrente elétrica no corpo humano

A corrente elétrica pode ser fatal para o ser humano e, existem vários cuidados que devemos tomar no nosso dia a dia para evitarmos o choque.

As lesões que as pessoas podem sofrer são diversas entre elas vamos ressaltar as quedas provocadas pelo choque, queimaduras e por fim a eletrocussão que é a morte causada pela corrente elétrica.

Dependendo do trajeto que a corrente elétrica perfaz no corpo humano e da intensidade dessa corrente os efeitos podem ser mais ou menos graves. Vou abordar nesse texto, três maneiras em que uma pessoa pode entrar em contato com a corrente elétrica: quando é atingida por um raio, quando em contato com corpo eletrizado e contato com circuito energizado.

1 – Quando a pessoa é atingida por um raio: Este caso pode causar a eletrocussão, que é a morte causada por corrente elétrica. Os efeitos podem ser, graves queimaduras, lesão dos tecidos nervosos e cerebrais, contração dos músculos e pode causar a paralisação da respiração.

2 – No contato com corpo eletrizado: Nesse caso, a pessoa recebe um choque de pequena duração. Como a intensidade da corrente elétrica é pequena na maioria desses casos, este choque pode causar apenas um pequeno desconforto. Se a intensidade da corrente elétrica for um pouco maior pode causar queimaduras. Isso pode acontecer quando encostamos as mãos em algum objeto de metal eletrizado, por exemplo, o portão de casa, ou até mesmo um carro em um dia muito seco.

3 – O contato por circuito energizado: É muito comum acontecer esse tipo de acidente no dia a dia, e é muito perigoso, pois pode causar a morte dependendo do percurso da corrente no corpo humano. Se a corrente elétrica atingir o coração pode interromper os seus batimentos imediatamente Nesse tipo de acidente todos os efeitos mencionados acima podem ocorrer e algo que pode acontecer também é a pessoa se machucar em uma queda provocada pelo choque.

Sempre que for manusear um circuito energizado é indicado desligar a chave geral do circuito, para que tudo possa ser realizado com a maior segurança possível.

24 respostas

    1. Em circuitos eletrônicos usa-se resistores para limitar a "corrente" do circuito. Usamos isso para proteger outros elementos do circuito, por exemplo um LED.

      Mas, tome cuidado quando utilizar o termo limitador de corrente quando na verdade está se referindo a uma redução na diferença de potencial, ou seja, na tensão.

    1. Definição: A corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons em um condutor.

      Unidade de medida: A unidade de medida utilizada para corrente elétrica é o Coulomb/segundo (C/s), esta unidade recebe o nome de ampère (A).

  1. Pelas duvidas acima, o maximo que o coração humano aguenta é 3 amperes, sendo que na tomada corre apenas mili-amperes, mil vezes menor

    vlw

  2. Legal. Gostei bastante do site, é a primeira vez por aqui. Mas já prometo ser assíduo. Parabéns e obrigado pela ajuda.

  3. Muito simples voce podeia ter falado dos efeitos, dos instrumentos de mediçao, corrente alternada, continua e retificada… mas pra quem ta com pressa é mto util

    abraços

    1. Melhorei o conteúdo colocando uma tirinha de física e também os efeitos da corrente elétrica no corpo humano. Mas, temos muitos conteúdos relacionados á corrente elétrica. Resistores, lei de ohm, efeito joule, circuitos elétricos e exercícios resolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *